O Festival VerOuvindo promoverá uma sessão de cinema com acessibilidade durante o 27º Festival de Inverno de Garanhuns. O filme “Amigos de Risco”, de Daniel Bandeira, será exibido com recursos de audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e Libras no dia 26 de julho, às 14h, no Cine Eldorado. A ação será gratuita e aberta ao público e faz parte da 13º Mostra de Cinema do FIG 2017. A parceria ocorre pelo segundo ano e vem no sentido de promover sessões acessíveis ao público com deficiência sensorial do interior do estado.
O longa-metragem “Amigos de Risco” participou do IV Festival VerOuvindo na sessão Memória, que homenageia obras marcantes da cinematografia pernambucana ao torná-las acessíveis. Em 2016, o filme homenageado foi “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, posteriormente exibido no FIG do mesmo ano. A audiodescrição, a Libras e a legendagem dos filmes são executados pela Com Acessibilidade Comunicacional, realizadora do festival. A exibição dentro do FIG permitirá que pessoas com deficiência visual ou auditiva do interior do estado possam assistir ao filme.
Para Liliana Tavares, coordenadora do VerOuvindo, a sessão no FIG é um modo de expandir o festival e de promover sessões acessíveis pelo estado. “Nos dois primeiros anos, o VerOuvindo recebeu, nos cinemas do Recife, caravanas de Caruaru e Garanhuns. Desde o ano passado, com o início da parceria com o FIG, procuramos interiorizar o festival. Essa é a nossa proposta para a próxima edição: irmos com oficinas e exibições para cidades do interior. Uma das razões é que o festival já está solidificado no Recife, recebendo público de várias partes do país. Portanto, queremos contribuir para formar público e profissionais pelo estado”, frisa Liliana.
Participação das pessoas com deficiência sensorial – A sessão será gratuita e aberta, mas voltada principalmente para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Diega Alves, instrutora de Libras e presidente da Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe), pôde assistir pela primeira a um filme com Libras no FIG do ano passado. “É muito importante ter acessibilidade nos lugares aonde sempre nós, os surdos, vamos, principalmente os cinemas. Nem todos sabem o português, pois nossa primeira língua é a Libras. A presença da Libras no cinema permite-nos sentir a emoção e a ação do filme, entre várias coisas”, explica Diega.
Elisângela Gomes, brailista com deficiência visual e atual presidente da Associação de Deficientes Visuais do Agreste Meridional (Advampe), explica a importância da audiodescrição no audiovisual. “Com ela, você se sente igual às outras pessoas, você está ali como qualquer outro participante. Quando se fala em cultura e lazer, nós ficamos restritos em algumas situações, e isso muda quando podemos ter acesso por meio da audiodescrição”, salienta Elisângela. Tanto a Asampe como a Advampe deverão oferecer transporte para associados e o público com deficiência sensorial para a sessão.
Parceria com outros festivais – Além do FIG, o VerOuvindo dialoga com outros festivais e mostras pelo estado. Um deles é o FestCine, que recebe o Prêmio VerOuvindo de Acessibilidade para três curtas-metragens, assim como a Mostra Agrícola de Cinema Orgânico (Maco), em Serra Talhada, que exibe curtas-metragens acessíveis do acervo do VerOuvindo. Nesse sentido, o festival vem se firmando não apenas como exibidor, mas também como produtor de acessibilidade para o audiovisual no estado e como formador de público. A sessão no FIG faz parte da edição de 2017 do festival, que contou com o patrocínio do Funcultura.
SERVIÇO
Exibição do filme “Amigos de Risco” com Acessibilidade Comunicacional
27º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG
Data: 26 de julho, às 14h
Local: Cine Eldorado (Av. Rui Barbosa, 1071, Garanhuns)
Entrada Franca