Alumiar- Sessões Acessíveis do Cinema da Fundação Cinema da Fundação Joaquim Nabuco/MEC será o primeiro cinema do Brasil a exibir sistematicamente na sua programação filmes nacionais destinados ao público com deficiências sensoriais.
O projeto Alumiar, de sessões acessíveis da FUNDAJ, exibirá quinzenalmente filmes com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas e; Legendas para surdos e ensurdecidos (LSE). Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva vai criar um canal de diálogo entre o público e os profissionais da acessibilidade. As sessões vão se tornar um espaço de discussão e avaliação do modelo de acessibilidade aplicado aos filmes, com debates e pesquisas realizadas entre público e especialistas.
O projeto visa ainda a realização de seminários e cursos sobre acessibilidade no cinema com especialistas brasileiros e internacionais.